O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2670

Palavras-chave:

Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino.

Resumo

Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possuo graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em didática e metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988) e Graduação em Direito (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUI. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão, atuando nos seguintes temas: educação, gestão universitária, formação docente, educação básica, currículo, organização do ensino, educação do campo, educação profissional.

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Publicado

05/01/2018

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; VIEIRA, M. M. M. O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 129–143, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2670. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos