O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2670Palavras-chave:
Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino.Resumo
Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina.
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