O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino

Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Resumo


Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina.


Palavras-chave


Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2670



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.