Os papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formação

Autores

  • Sinara Almeida da Costa UFOPA
  • Maria Lília Imbiriba Souza Colares UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2667

Palavras-chave:

Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.

Resumo

O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua  complexidade ainda pode e deve ser justa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara Almeida da Costa, UFOPA

Doutora em Educação pela UFC. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Maria Lília Imbiriba Souza Colares, UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Coordenadora Institucional do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública/UFOPA. Coordenadora Associada II do Projeto: “As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica”, UNICAMP/UNIR/UFOPA, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)-Edital nº 071/2013. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, HISTEDBR/UFOPA. 

Downloads

Publicado

08/09/2017

Como Citar

COSTA, S. A. da; COLARES, M. L. I. S. Os papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 83–95, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2667. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos