Os papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2667Palavras-chave:
Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.Resumo
O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua complexidade ainda pode e deve ser justa.
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