Formação e educação na e para a inclusão: igualdade de gênero

Autores

  • Amélia de Jesus Marchão Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal
  • Hélder Henriques Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2665

Palavras-chave:

Inclusão. Formação contínua. Educação para a igualdade de gênero.

Resumo

A instituição escolar deve contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e sem estereótipos, promovendo a inclusão. O presente artigo, resultado da avaliação do percurso desenvolvido em duas oficinas de formação realizadas no Instituto Politécnico de Portalegre, aborda a escola inclusiva em sentido lato e demonstra a necessidade de intervir na consciencialização e sensibilização dos atores educativos para uma ação baseada na igualdade de oportunidades, nomeadamente no campo do género. Através de uma análise qualitativa de dispositivos e estratégias aplicadas nessa oficina de formação apresentam-se algumas representações e concepções, bem como algumas das reflexões e avaliações das/os docentes produzidas ao longo e no final do trajeto formativo. Conclui-se pela necessidade de aprofundar a formação contínua dos/as docentes e pela necessidade de se assumir uma postura consciente e reflexiva que torne a escola inclusiva uma realidade onde se assuma a igualdade de oportunidades de modo pleno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia de Jesus Marchão, Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal

Doutora em Ciências da Educação. Departamento de Educação e Formação do Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal

Hélder Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal

Doutor em Ciências da Educação. Departamento de Educação e Formação do Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal

Downloads

Publicado

08/09/2017

Como Citar

MARCHÃO, A. de J.; HENRIQUES, H. Formação e educação na e para a inclusão: igualdade de gênero. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 145–159, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2665. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2665. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos