Os ecos das propostas de Comenius na construção da didática moderna
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2594Palavras-chave:
Didática, Comenius, Didática ModernaResumo
Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).