Os ecos das propostas de Comenius na construção da didática moderna

Autores

  • Joao Carvalho Dias Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2594

Palavras-chave:

Didática, Comenius, Didática Moderna

Resumo

Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.

Biografia do Autor

  • Joao Carvalho Dias, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
    Atualmente é mestrando do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP na área de concentração sobre Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

04/06/2018

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Os ecos das propostas de Comenius na construção da didática moderna. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 82–93, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2594. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594. Acesso em: 6 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.