População Trans e Docência: alguns apontamentos

Autores

  • Fabrício Ricardo Lopes
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2592

Palavras-chave:

População trans. Docência. Processos Educativos.

Resumo

O texto tem por objetivo analisar e discutir a presença da população trans em contextos educativos, dando-se especial destaque para a atuação de pessoas desse grupo na docência. Por meio de dados documentais e estudo teórico o texto problematiza a violência que vitimiza a população LGBT no Brasil, apresenta conceitos fundamentais para a compreensão das questões relacionadas à orientação sexual e à identidade de gênero, além de destacar alguns elementos da epistemologia quer que podem contribuir para fazer avançar a compreensão dessa temática no campo educativo. As análises empreendidas permitem afirmar que as escolas ainda desenvolvem práticas de disciplinamento das vivências sexuais e de gênero em seu interior e que estas impactam a subjetividade dos estudantes. Porém, a presença de pessoas trans nos espaços educativos, principalmente na função docente, desestabiliza práticas curriculares heteronormativas e suas expressões podem ser características de resistência na educação.

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Publicado

04/06/2018

Como Citar

LOPES, F. R.; ZIBETTI, M. L. T. População Trans e Docência: alguns apontamentos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 3–16, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2592. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2592. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos