Arte e Educação Física: o caso da dança na escola

Ana Caroline Gasparelo, Gláucia Andreza Kronbauer, Debora Gomes

Resumo


A dança é um conteúdo escolar inserido nas disciplinas de Arte e Educação Física. No sentido de ampliar discussões que possibilitem a efetivação da dança como conteúdo escolar e reafirmem a importância do trato com as manifestações da cultura corporal e artística na Educação Básica, o presente estudo teve o objetivo de analisar as questões legais e as aproximações entre Arte e Educação Física em relação ao conteúdo dança. Acreditamos que a dança não deveria ser objeto de disputas de território entre áreas afins dentro da escola, mas sim um conteúdo que aproximasse as áreas em torno da finalidade maior da educação, reconhecendo sua multiplicidade e sua importância na formação de sujeitos críticos, autônomos e protagonistas de uma sociedade mais justa.

Palavras-chave


Arte, Educação Física, Dança

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2580



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.