Arte e Educação Física: o caso da dança na escola

Autores

  • Ana Caroline Gasparelo Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR
  • Gláucia Andreza Kronbauer Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR
  • Debora Gomes Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2580

Palavras-chave:

Arte, Educação Física, Dança

Resumo

A dança é um conteúdo escolar inserido nas disciplinas de Arte e Educação Física. No sentido de ampliar discussões que possibilitem a efetivação da dança como conteúdo escolar e reafirmem a importância do trato com as manifestações da cultura corporal e artística na Educação Básica, o presente estudo teve o objetivo de analisar as questões legais e as aproximações entre Arte e Educação Física em relação ao conteúdo dança. Acreditamos que a dança não deveria ser objeto de disputas de território entre áreas afins dentro da escola, mas sim um conteúdo que aproximasse as áreas em torno da finalidade maior da educação, reconhecendo sua multiplicidade e sua importância na formação de sujeitos críticos, autônomos e protagonistas de uma sociedade mais justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Gasparelo, Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

Graduada em Educação Física - Licenciatura Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

Gláucia Andreza Kronbauer, Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

Docente do Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR. Graduada em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Debora Gomes, Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

Docente do Departamento de Educação Física, campus Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, PR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, PR. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

GASPARELO, A. C.; KRONBAUER, G. A.; GOMES, D. Arte e Educação Física: o caso da dança na escola. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 30–49, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2580. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2580. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos