Quadrinhos: uma abordagem multimodal para o ensino de Filosofia

Autores

  • Gabriel Moreira Beraldi SESI-RJ SEEDUC-RJ
  • Alda Maria Coimbra Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2529

Palavras-chave:

Multiletramento, Multimodalidade, Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional, Mito da Caverna

Resumo

A complexidade da realidade que nos cerca exige múltiplas formas de interação, interpretação e reação que transcendem o ler e escrever, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja alvo de profunda reflexão. Dessa forma, estudos recentes apontam para a importância da questão do multiletramento e da multimodalidade no contexto escolar. Letrar-se não é o mesmo que ser alfabetizado, vai além do decifrar códigos, diz respeito a dar significado a eles (CATTO, 2013; FERRAZ, 2008; FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013). Nesse sentido há múltiplos letramentos que se constroem de muitos modos. Para fundamentar essa discussão contamos com as contribuições de Halliday (1994) sobre a Linguística Sistêmico-Funcional, e de Fairclough (2003), com a Análise Crítica do Discurso (2003), para quem todo discurso traz consigo uma visão de mundo e uma carga ideológica. Nesse sentido, apresentamos uma sequência didática para a disciplina de Filosofia, no 2º ano do Ensino Médio, em uma instituição pública estadual, cujo objetivo é fazer uma análise do Mito da Caverna de Platão (2000) lançando mão de recursos de pré-leitura, leitura e pós-leitura, além de reproduzir, em forma de HQ, o texto platônico, possibilitando aos alunos (re) fazer relações entre este e a realidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira Beraldi, SESI-RJ SEEDUC-RJ

Bacharel em Filosofia pela PUC-RJ

Licenciado em Filosofia pelo Instituto A Vez do Mestre

Pós-Graduado em Projetos Educacionais para a Sustentabilidade pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Práticas para a Educação Básica

Downloads

Publicado

05/01/2018

Como Citar

BERALDI, G. M.; COIMBRA, A. M. Quadrinhos: uma abordagem multimodal para o ensino de Filosofia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 114–128, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2529. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2529. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos