Levantamento de obras cinematográficas para utilização no ensino de Geografia

Egeslaine de Nez, Adriana Fernandes Leite

Resumo


Este estudo aborda a importância da inserção do Cinema no âmbito escolar, no que tange a aplicabilidade na Educação Básica, na disciplina de Geografia. Assim, objetivou  levantar filmes para serem utilizados como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os conteúdos desta etapa da Educação foram analisados, por meio de livros didáticos utilizados em uma Escola Estadual do município de Itaúba/MT e categorizados. A relevância científica dessa investigação se apresenta com a preocupação da correlação das obras cinematográficas com os conteúdos ministrados em sala de aula.  Para essa reflexão, o estudo valeu-se do seguinte procedimento metodológico: num primeiro momento uma pesquisa bibliográfica; numa segunda etapa a identificação dos conteúdos geográficos desenvolvidos no Ensino Médio utilizando o livro didático, utilizou-se para isso, a análise de conteúdo. Concluí-se, finalmente, que o uso de diferentes recursos didáticos potencializa o processo de ensino aprendizagem, ainda mais se tratando da Sétima Arte, que com sua ludicidade é capaz de trazer a realidade da vida cotidiana nas projeções. Vale-se também da constatação de que a Geografia precisa de meios didáticos inovadores na construção do seu conhecimento, pois se constitui em uma ciência que procura entender a sociedade e suas relações com a natureza.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2528



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.