Tecnologias digitais e formação inicial de professores: práticas docentes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM

Autores

  • Aline Zorzi Schultheis de Freitas Instituto Federal do Amazonas
  • Nelson de Luca Pretto
  • Clarides Henrich de Barba

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2472

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação. Formação Inicial de Professores. Prática Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as TIC estão presentes nas práticas docentes dos professores formadores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Foi realizada uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de um questionário semiestruturado e entrevistas, das quais os participantes foram nove acadêmicos e dez professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM. O questionário respondido pelos acadêmicos era composto de nove perguntas abertas e fechadas, e tinha como objetivo conhecer os sujeitos da pesquisa, o motivo de estarem cursando um curso de licenciatura, como as TIC estavam presentes na formação dos envolvidos e qual a opinião dos mesmos sobre utilizar as TIC na educação. As entrevistas realizadas com os professores formadores do referido curso teve como objetivo investigar como as TIC estão presentes nas práticas pedagógicas de formação desses alunos na universidade. Os resultados apontam que embora os professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tenham utilizado as TIC, ainda são poucos aqueles que as têm utilizado para estimular a criatividade e autonomia, visando a produção de conhecimentos e não apenas a reprodução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Instituto Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar e Especialista em Educação Infantil (UFAM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é Pedagoga e Coordenadora Geral de Ações Inclusivas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

08/09/2017

Como Citar

FREITAS, A. Z. S. de; PRETTO, N. de L.; BARBA, C. H. de. Tecnologias digitais e formação inicial de professores: práticas docentes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 66–82, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2472. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2472. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.