Por uma dimensão política dos estudos comparados em educação

Autores

  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Brasil
  • Valéria Moreira Rezende Universidade Federal de Uberlândia – Brasil
  • Neide Borges Pedrosa UFTM
  • José Lucas Pedreira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2441

Palavras-chave:

Educação Comparada, Política Educacional, Metodologia de Pesquisa.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dos estudos comparados em educação, este ensaio analisa aspectos teóricos e metodológicos dessa modalidade de investigação no Brasil. Discute problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista com ênfase nas limitações dos registros excessivamente macroscópicos, assentados na generalização de parâmetros comparativos. Apresentaelementos centrais que delineiam novas perspectivas teórico-metodológicas urdidas no campo da história e da antropologia. Ao final, analisa os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa, enfatizando a importância da dimensão política no desenvolvimento das novas abordagens.

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Publicado

08/09/2017

Como Citar

ISOBE, R. M. R.; REZENDE, V. M.; PEDROSA, N. B.; BUENO, J. L. P. Por uma dimensão política dos estudos comparados em educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 129–144, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2441. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2441. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos