Uma revisão da cultura da performatividade no trabalho docente

Autores

  • Lady Daiana Oliveira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB http://orcid.org/0000-0002-2359-461X
  • Núbia Regina Moreira Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB.

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2431

Palavras-chave:

Performatividade. Currículo. Trabalho docente.

Resumo

RESUMO:

Este trabalho constitui um relato de experiência cujo objetivo é discutir sobre a recontextualização da performatividade na prática docente por meio dos sentidos de desempenhos de excelência, estimulando a concorrência e potencializando a performance dos/as professores/as. Utilizamos, para subsidiar nossa análise, os estudos de Stephen Ball (2012; 2005; 2002; 1992) acerca das reformas na educação e da busca pela performatividade, além do Ciclo de Políticas que compreende que as fases de formulação e implementação das políticas não são estanques ou lineares, uma vez que os processos políticos sofrem reinterpretações por parte dos sujeitos envolvidos na política. Para essa incursão apresentamos, em linhas gerais, uma discussão teórica sobre a performatividade e o perfil dos educadores. Em seguida, apresentamos o relato de experiência e as reflexões sobre ele. E, por fim, as considerações finais nas quais argumentamos que durante a análise da experiência vivenciada, o discurso de qualidade na busca da homogeneidade e da eficácia do ensino configurou-se como uma política discursiva e um mecanismo performático. E como resultado percebemos que esse discurso influenciou na difusão de uma identidade fixa de professores que estava sujeita ao reformismo e associada ao sentido de qualidade, eficiência, adaptação, flexibilidade e inovação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lady Daiana Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Possui graduação em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia(2003), especialista nos cursos: Metodologia do Ensino Superior, Geografia do Brasil, Ensino de Geografia e Gestão da Educação, Mestranda em Educação pela Universidade do Sudoeste da Bahia. Professora da rede estadual e municipal de ensino com experiência em coordenação pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, professora orientadora da rede UNEB 2000, atuou como professora articuladora do ensino médio na área de Ciências Humanas no Colégio Estadual José Rocha, município de matina -Bahia nos anos de 2009 e 2010, prestou serviços como formadora na área de Geografia, para Rede Nacional de Formação de Professores RENAFOR- durante os anos de 2011, 2012 e 2013. Coordena o projeto Identidade Afro-brasileira: Dialogando com as comunidade sobre a consciência negra (2013/2014/2015/2016). Atualmente é funcionária pública,lotada na educação básica. E, atua como formadora em jornadas pedagógicas, consultoria educacional e como palestrante na área de educação, especificamente, formação e trabalho docente e currículo, práticas pedagógicas e interdisciplinaridade.

Núbia Regina Moreira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB.

Doutora em Sociologia (Universidade de Brasília). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas – GEPPE (UESB).

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

SILVA, L. D. O. da; MOREIRA, N. R. Uma revisão da cultura da performatividade no trabalho docente. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 94–111, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2431. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2431. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos