A educação física na educação infantil a partir da ótica de gestores municipais

Autores

  • Eliane Aparecida Nogueira Universidade Estadual de Maringá
  • Eduard A Bendrath Universidade Estadual de Maringá
  • Andreia Paula Basei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2376

Palavras-chave:

Gestão, Educação Infantil, Educação Física

Resumo

A Educação Física na educação infantil possui um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano uma vez que propicia o conhecimento entre a relação sujeito e seu mundo a partir do movimento. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar sob o prisma da gestão educacional e dos instrumentos legais, a inserção da educação física como componente da educação infantil a partir da visão de dois gestores públicos de municípios paranaenses. Os dados coletados via entrevista semiestruturada, foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo criadas categorias a posteriori. Constatou-se que do ponto de vista da gestão, a educação física possui relevância declarada, porém a sua inserção é colocada em segundo plano em razão de prioridades administrativas gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Nogueira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física pela UEM Campus Regional do Vale do Ivaí

Eduard A Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UNESP. Professor Adjunto do curso de licenciatura em Educação Física da UEM Campus Regional do Vale do Ivaí.

Andreia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora Assistente do curso de Educação Física da UEM Campus Regional do Vale do Ivaí.

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

NOGUEIRA, E. A.; BENDRATH, E. A.; BASEI, A. P. A educação física na educação infantil a partir da ótica de gestores municipais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 64–81, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2376. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2376. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos