O estágio para estudantes de Pedagogia na UFPB: motivações e vivência

Autores

  • Alan Leite Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2335

Palavras-chave:

Estágio, Pedagogia, Universidade.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e discutir a motivação e a vivência do estágio não obrigatório desenvolvido por estudantes de Pedagogia que atuam em setores/projetos não diretamente relacionados ao ensino na Universidade Federal da Paraíba. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora de estágio da instituição, com os supervisores/orientadores de estágio e com os estagiários. O tratamento desses dados se deu por meio da análise de conteúdo. A partir das falas dos sujeitos referenciadas, considerou-se que, apesar da Universidade ter uma motivação para a oferta das vagas aos estudantes de Pedagogia distinta das pretensões desses acadêmicos, ainda assim, o estágio proporciona aos estagiários uma experiência que contribui para uma melhor formação dos estudantes, embora careça de aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Leite Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB (2015-atual). Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual).

Ana Paula Furtado Soares Pontes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Fundamentos da Educação pela UFPE (1989). Graduada em Pedagogia pela UFPE (1987). Professora da UFPB do Departamento de Habilitações Pedagógicas (2008-atual) e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (2015-atual).

Downloads

Publicado

05/01/2018

Como Citar

MOREIRA, A. L.; PONTES, A. P. F. S. O estágio para estudantes de Pedagogia na UFPB: motivações e vivência. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 79–97, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2335. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2335. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.