Contribuição a uma clarificação de termos ligados às questões trabalho e a educação a partir do pensamento de Marx e Engels

Autores

  • Lázaro Eustaquio Silva Simim FaE/UEMG/CBH

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.2304

Palavras-chave:

Politecnia, trabalho produtivo, instrução, ginástica, educação popular.

Resumo

A centralidade do trabalho na constituição humana de mulheres e homens ocupa lugar principal na abordagem de Marx e Engels sobre a educação. Esta não muda o mundo, mas é transformada e transforma a realidade a partir da intervenção humana em sua autoconstituição. A alienação do trabalho e as relações sociais de inclusão subalterna produzem padrões coerentes com esse modelo burguês. A educação que interessa aos trabalhadores é aquela que lhes dê condições de desenvolver as suas potencialidades ainda que na lógica do capital isso não possa se tornar uma realidade plena.

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Biografia do Autor

Lázaro Eustaquio Silva Simim, FaE/UEMG/CBH

Graduado em Filosofia. Mestre em Filosofia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Belo Horizonte – FaE/UEMG/CBH.

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Como Citar

SIMIM, L. E. S. Contribuição a uma clarificação de termos ligados às questões trabalho e a educação a partir do pensamento de Marx e Engels. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 159–168, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.2304. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2304. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos