Seminário Sagrado Coração de Jesus: professores e alunos Diamantina – MG, 1950 - 1964

Michelle Mattar Pereira de Oliveira, Sandra Cristina Fagundes de Lima

Resumo


O objetivo deste texto é caracterizar a instituição de ensino Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus,localizado na cidade de Diamantina – MG, no que diz respeito aos sujeitos envolvidos: professores e alunos. O recorte temporal compreende o período entre 1950-1964. Foram empregadascomo fontes de pesquisa osdocumentos de circulação interna da referida instituição, tais como: cartas e pareceres em relação aos alunos, distribuição de aulas entre os padres professores e livro de matrículas dos alunos. Os resultados aos quais chegamos permitem concluir que a instituição de ensino influenciou a cidade de Diamantina, entre os anos 1950-1964, no que diz respeito à difusão dos ideais católicos e formação de alunos para seguir ou não a carreira eclesiástica, uma vez que o aluno que estudava na referida instituição recebia uma sólida educação enraizada nos preceitos católicos.

 


Palavras-chave


Seminário Sagrado Coração de Jesus, Professores, Alunos, Diamantina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.2303



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.