Currículo, educação infantil e diferenças culturais no contexto amazônico

Edneia Maria Azevedo Machado, Josélia Gomes Neves

Resumo


Este texto é resultado de uma breve reflexão desenvolvida durante o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil no pólo de Ji-Paraná, a respeito das discussões realizadas na disciplina: Currículo, Proposta Pedagógica, Planejamento e Organização e Gestão do Espaço, do Tempo e das Rotinas em Creches e Pré-escolas (60 horas). Os estudos aconteceram no período de novembro de 2013 a maio de 2014, sendo utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e anotações de algumas discussões realizadas em sala de aula com as cursistas. O objetivo principal foi compreender como algumas escolas de Educação Infantil de Ji-Paraná, estado de Rondônia sistematizam seus currículos a partir da realidade amazônica. O estudo aponta que apesar dos documentos legais orientarem o trabalho com as diferenças culturais, a temática na Educação Infantil ainda é desenvolvida a partir das datas comemorativas evidenciando possivelmente uma prática de currículo monocultural. No entanto, pela multiplicidade de sujeitos, histórias e linguagens, inferimos que talvez aconteçam processos de trocas interculturais assistemáticas entre as crianças no âmbito das creches e pré-escolas. Entretanto considerando que o ato educativo é intencional há necessidade da implantação de um currículo intercultural sistematizado inspirado na realidade no contexto amazônico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Educação Infantil. Diferenças Culturais.


Palavras-chave


Curriculum. Child education. Cultural differences.

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2187



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