Ações de extensão em um centro de atendimento socioeducativo do Estado de Mato Grosso

Maria do Horto Salles Tiellet, Fábrio da Penha Coelho, Tatiana dos Santos Coutinho, Luana Reis de Brito

Resumo


Neste artigo apresentam-se os resultados do projeto de esporte e lazer de três acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso executado no Centro de Atendimento Socioeducativo/MT.  O projeto de extensão foi elaborado com base nos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (2006), em comum acordo com a diretoria da unidade que disponibilizou o equipamento e o espaço físico nas quartas e sextas-feiras. Dadas as condições, espaço e material existentes no Centro Socioeducativo e a possibilidade de propor alternativas de esporte e lazer, além das comumente ofertadas, os acadêmicos optaram pelo Tênis de Mesa, o Slackline e o Badminton. As atividades elaboradas pelos acadêmicos, cujo critério adotado para a escolha das atividades foi espaço e equipamentos, revelaram acadêmicos capazes de considerar o conhecimento, a história e a bagagem cultural dos adolescentes e criar condições e oportunidades para desenvolver competências, capacidades, atitudes, comportamentos e valores.


Palavras-chave


Adolescentes em conflito com a lei. Unidade socioeducativa. Extensão Universitária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2132



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.