Haira Emanuela Gandolfi, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre os aportes que a História e Filosofia da Ciência (HFC) podem trazer às atividades de formação de professores de Ciências. Por meio da apresentação de impressões construídas durante a realização de uma pesquisa histórica sobre as Ciências no período colonial brasileiro por um professor de Química durante seu projeto de Mestrado, buscamos destacar o potencial que o contato com materiais histórico-científicos representa para a formação de professores críticos e conscientes a respeito das atividades científicas. Dentre essas reflexões, destacamos contribuições importantes da HFC e da manipulação de fontes históricas primárias para a formação de professores de Ciências (tanto por meio dos cursos de Licenciatura, quanto de Pedagogia), principalmente no que tange à construção de uma visão mais ampla a respeito dos processos de produção dos conhecimentos científicos e da epistemologia da Ciência.


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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2121



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Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

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