Ressignificando a atuação da supervisão pedagógica na Educação Básica

Angelita Hentges

Resumo


As reflexões neste texto têm como base a pesquisa de Mestrado em Educação, intitulada: “Supervisão escolar: possibilidades de ressignificação”, a qual objetivou analisar o papel do supervisor escolar/pedagógico, frente à necessidade de implantar processos de formação continuada na escola de educação básica. Desenvolveu-se através de metodologia de pesquisa-participante, acontecendo com o envolvimento de professoras de diferentes escolas públicas, que desempenhavam o papel de supervisoras pedagógicas. A análise da investigação demonstrou possibilidades de ressignificação de concepções da ação deste profissional através da organização e vivência de espaços de formação continuada de professores na escola, pautados por pressupostos da interação comunicativa, do diálogo e da alteridade.


Palavras-chave


Education. Continuing education. Pedagogical supervision.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2087



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.