Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro

Maria Candida Muller, Sergio Lorenzato

Resumo


Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos.  A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.


Palavras-chave


Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.2020



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.