Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro

Autores

  • Maria Candida Muller UNIR
  • Sergio Lorenzato Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.2020

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.

Resumo

Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos.  A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Candida Muller, UNIR

Professora do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Vilhena e do PPGEE/Mestrado Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. E-mail: maria.candida@unir.br

Sergio Lorenzato, Unicamp

Professor da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas. E-mail:

slorenzato@sigmanet.com.br

Downloads

Como Citar

MULLER, M. C.; LORENZATO, S. Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 151–173, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos