Sentidos da intervenção neuropsicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem na pré-escola

Francisco Renato Lima

Resumo


O desafio de ensinar para a diversidade e o reconhecimento às dificuldades de aprendizagem têm se tornado cada vez mais frequente no espaço educacional, sendo identificadas desde a Educação Infantil. Caso não sejam identificadas, refletirá em problemas mais sérios nas etapas seguintes da educação básica. No campo interventivo, figura o neuropsicopedagogo, formação que se agrega a psicopedagogia, buscando compreender a relação estabelecida entre o cérebro e a aprendizagem, como vias dúbias no processo cognitivo. Neste estudo bibliográfico e de caráter qualitativo, com base na leitura de documentos legais do Ministério da Educação (MEC) e autores como Correia (2004/2006), Fonseca (1995), Smith; Strick (2001), entre outros; objetiva-se analisar as dificuldades de aprendizagem que surgem no processo educativo da pré-escola, avaliando a importância da prática docente e da intervenção neuropsicopedagógica, no desenvolvimento da criança na faixa etária entre quatro e cinco anos. No espaço escolar, o neuropsicopedagogo intervém através da compreensão das estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem humana, percebendo de que forma o cérebro gerencia a construção do saber humano, do comportamento emocional, o mapeamento dos transtornos neuropsiquiátricos e estímulo a novas sinapses para uma aprendizagem significativa, contribuindo para a melhoria na ação do professor e na aprendizagem da criança.


Palavras-chave


Dificultades de aprendizaje. Preescolar. Práctica docente. Intervención neuropsicopedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2012



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.