A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade

Josué José de Carvalho Filho, Sandra Soares da Silva, Clarides Henrich de Barba, João Guilherme Rodrigues Mendonça

Resumo


Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos.

 

 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Ensino Médio; Ética; Prática Educativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.2011



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.