A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade

Autores

  • Josué José de Carvalho Filho Faculdade Metropolitana de Rondônia - FAMETRO
  • Sandra Soares da Silva Faculdade Metropolitana de Rondônia
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia-UNIR
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.2011

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino Médio, Ética, Prática Educativa

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué José de Carvalho Filho, Faculdade Metropolitana de Rondônia - FAMETRO

Mestre em Educação PPGE/UNIR (2015), possui especialização lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares (AESA/FARO - 2005), Graduação em Direito (FARO - 2005), Graduação Licenciatura Plena em Educação Física (UNIR - 1997). É Advogado inscrito na OAB/RO nº. 2.931. Atua como docente em Pós Graduação lato sensu, tendo ministrado várias disciplinas, docente na Educação Superior nos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Porto Velho-RO, ministrando semestralmente as disciplinas: Didática Aplicada a Educação Física, Política e Legislação Educacional Brasileira, Fundamentos do Handebol, Elementos da Ginástica, Estágios Supervisionados II e III e outras. É Professor de Educação Física pertencente ao quadro da SEDUC/RO. Membro/pesquisador do grupo de Pesquisa Práxis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuando nas temáticas:Formação Docente na Educação Básica e Educação Superior; Legislação e Direito Educacional; Saberes Docentes e Desenvolvimento Profissional; Currículo; Educação Física Escolar, Didática e Processos Formativos; Estágio Curricular Supervisionado.

Sandra Soares da Silva, Faculdade Metropolitana de Rondônia

Graduação em Educação Física (FAMETRO-2016), Graduada em Direito (UNIR), Servidora Pública Estadual.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Chefe do Departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia e professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado acadêmico e Profissional em educação Escolar.Tem experiência como professor de Filosofia nas áreas de Filosofia da Educação, Epistemologia, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação ambiental, Educação ambiental na amazônia .

Downloads

Publicado

11/01/2017

Como Citar

CARVALHO FILHO, J. J. de; SILVA, S. S. da; BARBA, C. H. de; MENDONÇA, J. G. R. A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 174–192, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.2011. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos