Reflexões sobre preconceito e religião em diálogos com adolescentes

Nayara Emanuele da Silva Freitas, Hugo Domingos Gomes, Marli Lucia Tonatto Zibetti

Resumo


O texto tem por objetivo descrever e analisar uma experiência de prática de ensino, vivenciada por estudantes da licenciatura em psicologia, em uma escola estadual de ensino médio na cidade de Porto Velho - RO. Após levantamento prévio dos interesses dos estudantes, foram planejadas intervenções em formato de minicurso cuja temática central foi o preconceito e suas manifestações. A análise da experiência desenvolvida indica a forte presença da intolerância religiosa no contexto escolar e a necessidade de se criar um ambiente de diálogo e espaços para reflexão coletiva nas instituições educativas para contribuir com a formação crítica dos estudantes. Além disso, indica as possibilidades de contribuição da psicologia no desenvolvimento de posturas de escuta que facilitem o diálogo entre educadores e educandos ampliando oportunidades de combate aos preconceitos e fortalecimento da aceitação das diferenças no cotidiano escolar. 


Palavras-chave


Ensino Médio; Docência; Psicologia Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1958



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.