Necessidades educacionais especiais: visões da rede pública em município nordestino

Autores

  • Jamira de Paiva Silva Oliveira Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Elenice Monte Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1929

Palavras-chave:

Educação especial. Rede pública. Porto-PI.

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define a educação especial como modalidade de educação escolar a ser oferecida na rede regular de ensino. Neste trabalho, objetivou-se verificar o ocorrência de estudantes com necessidades educacionais especiais no município de Porto-PI e avaliar as estratégias de atenção dispensadas aos mesmos em escolas da rede pública de ensino. Além disso, buscou-se associá-las à percepção que os próprios agentes escolares têm sobre sua atuação neste processo educativo, a qualificação exigida para tal, bem como às dificuldades enfrentadas em seu exercício. Neste sentido, observou-se que, de modo geral, as escolas não possuem aparelhamento, nem infraestrutura totalmente adequados ao recebimento deste alunado. Além disso, não se demonstra, por parte dos agentes envolvidos, a aplicação rotineira de estratégias específicas de ensino dirigidas a alunos com necessidades educacionais especiais, nem tampouco a existência de ações de capacitação frequentes que lhes permitam o desenvolvimento de habilidades para a aplicação de tais estratégias. Assim, é possível ver-se refletida neste exemplo a realidade nacional de desamparo no atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamira de Paiva Silva Oliveira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Bióloga, formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Elenice Monte Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (2009) e Mestre em Biologia Celular e Estrutural (2011) pela Universidade Estadual de Campinas, possui experiência de pesquisa na área de Biologia Celular. É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde também desenvolve atividades relacionadas às temáticas ambientais e pedagógicas. Atualmente, como doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (RENORBIO) atua na prospecção de compostos com potencial atividade biológica em modelos específicos e na elucidação de seus mecanismos de ação sobre receptores de membrana.

Downloads

Publicado

02/12/2016

Como Citar

OLIVEIRA, J. de P. S.; ALVARENGA, E. M. Necessidades educacionais especiais: visões da rede pública em município nordestino. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 133–150, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1929. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1929. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos