Necessidades educacionais especiais: visões da rede pública em município nordestino

Jamira de Paiva Silva Oliveira, Elenice Monte Alvarenga

Resumo


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define a educação especial como modalidade de educação escolar a ser oferecida na rede regular de ensino. Neste trabalho, objetivou-se verificar o ocorrência de estudantes com necessidades educacionais especiais no município de Porto-PI e avaliar as estratégias de atenção dispensadas aos mesmos em escolas da rede pública de ensino. Além disso, buscou-se associá-las à percepção que os próprios agentes escolares têm sobre sua atuação neste processo educativo, a qualificação exigida para tal, bem como às dificuldades enfrentadas em seu exercício. Neste sentido, observou-se que, de modo geral, as escolas não possuem aparelhamento, nem infraestrutura totalmente adequados ao recebimento deste alunado. Além disso, não se demonstra, por parte dos agentes envolvidos, a aplicação rotineira de estratégias específicas de ensino dirigidas a alunos com necessidades educacionais especiais, nem tampouco a existência de ações de capacitação frequentes que lhes permitam o desenvolvimento de habilidades para a aplicação de tais estratégias. Assim, é possível ver-se refletida neste exemplo a realidade nacional de desamparo no atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino.


Palavras-chave


Educação especial. Rede pública. Porto-PI.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1929



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.