Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática

Autores

  • Maria Cristina do Espírito Santo Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
  • Sirley Leite Freitas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia
  • Angélica Ninke

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1900

Palavras-chave:

Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.

Resumo

Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina do Espírito Santo Martins, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Professora Ajunta do quadro de pessoal docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança vinculada ao Departamento de Matemática, Escola Superior de Educação de Bragança, Campus de Santa Apolónia.

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Professora do quadro de pessoal docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia. Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino do IFRO/ Campus Cacoal.

Angélica Ninke

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia.

 

Downloads

Publicado

20/11/2016

Como Citar

MARTINS, M. C. do E. S.; FREITAS, S. L.; NINKE, A. Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 70–91, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1900. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos