Interdisciplinaridade e formação crítica no Ensino Médio: o caso do LabHum

Autores

  • Marcelo da Silva Araujo Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1880

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Laboratórios temáticos, Interdisciplinaridade, Colégio Pedro II.

Resumo

Reconhecida como instituição pioneira na implantação da disciplina Sociologia no Ensino Básico, o Colégio Pedro II instalou, desde que se tornou Instituto Federal, uma série de espaços diferenciados de aprendizagem. Os laboratórios temáticos, entre eles o Laboratório de Humanidades (LabHum), do campus Niterói, propõem-se a funcionarem como ambientes de produção do conhecimento para além da sala de aula. O LabHum procura, nesse sentido, efetuar o diálogo entre as disciplinas componentes das ciências humanas (Filosofia, Geografia, História e Língua Portuguesa), de forma a mostrar aos estudantes que seu conhecimento é inerentemente integrado, a despeito das especificidades praticadas nos direcionamentos programáticos. Deste modo, a comunicação e o posterior texto visam colaborar com docentes no que tange à socialização de experiências exitosas de produção do conhecimento na relação ensino-aprendizagem. Desta maneira, o compartilhamento dos resultados de atividades como o Cinelabhum, os cursos de extensão com temáticas jovens e a Iniciação Científica Júnior, para citar alguns, podem inspirar professores a realizarem ações e iniciativas que, em parceria criativa com os estudantes, frutifiquem na busca pela construção de uma educação crítica e coletiva.

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Biografia do Autor

Marcelo da Silva Araujo, Colégio Pedro II

Doutor em Antrolopologia e professor de Sociologia do Colégio PedroII

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Publicado

13/11/2016

Como Citar

ARAUJO, M. da S. Interdisciplinaridade e formação crítica no Ensino Médio: o caso do LabHum. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 34–52, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1880. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1880. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos