Formação em odontologia voltada para o SUS: uma avaliação discente

Autores

  • Márcia Maria Dantas Cabral de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Fábio Barbosa de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Iris Bruneia Fernandes Pires Universidade Federal de Pernambuco
  • Luis Henrique Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Parnambuco

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1876

Palavras-chave:

Reformas curriculares, educação em odontologia, integralidade da saúde, sistema único de saúde.

Resumo

Objetivou-se analisar a visão dos formandos sobre o Projeto Pedagógico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e iniciado em 2010. Optou-se pelo estudo descritivo de delineamento transversal e abordagem quantitativa.  A população estudada foi o universo dos concluintes (96) nos semestres letivos 2014.1 e 2014.2.  A coleta de dados utilizou questionário estruturado, submetido a validação de face por especialistas. Dois pesquisadores treinados aplicaram o instrumento de coleta de dados junto aos alunos. Participaram 76 alunos, 72,4% eram mulheres e 59,2% tinham de 24 a 35 anos de idade. Houve aprovação da maioria das disciplinas dos três eixos formativos com valores de importância acima dos 50%. Obtiveram menores aprovações algumas disciplinas do eixo humanístico/social (Psicologia, Saúde Educação e Sociedade) e uma do eixo biológico (biofísica). Prevaleceram estratégias de ensino/aprendizagem conservadoras, nos eixos 1 e 2: aulas expositivas/discursivas (96,1%); no eixo 3: atividades clínicas (98,7%). Estágios em clínica básica e de especialidades tiveram importância de 90,8%, e na atenção básica 81,6%. A maioria demonstrou sentir-se capacitada para o exercício profissional. O projeto pedagógico obteve avaliação discente positiva e as deficiências formativas e os problemas apontados em disciplinas específicas merecem revisão.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Dantas Cabral de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva. Doutora em Odontologia.

Fábio Barbosa de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Prótese e Cirurgia Bucofacial. Especialista em Docência na Área da Saúde, Doutor em Odontologia.

Iris Bruneia Fernandes Pires, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Odontologia

Luis Henrique Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de Parnambuco

Graduado em Odontologia

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Publicado

27/11/2016

Como Citar

MELO, M. M. D. C. de; SOUZA, F. B. de; PIRES, I. B. F.; CARDOSO, L. H. G. Formação em odontologia voltada para o SUS: uma avaliação discente. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 92–116, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1876. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1876. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos