Trânsito: crenças, construções e desconstruções para a educação

Cibele Rodrigues Rodrigues, Jaqueline Lidorio de Mattia, Renan Antônio da Silva

Resumo


Este estudo está integrado à linha de pesquisa Trânsito: crenças, construções e desconstruções para a educação. Trata-se de uma pesquisa-ação que parte de vivências em um projeto pioneiro em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do sul - UERGS e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RS, intitulado: “A transversalidade na formação de multiplicadores em educação para o trânsito” e objetiva apontar os impactos provocados nos multiplicadores bem como nos educandos envolvidos. Neste estudo são descritas as fases do desenvolvimento do projeto e como se deram as construções e desconstruções acerca do tema Educação para o Trânsito, juntamente com as ações realizadas com os alunos. O tema Educação para o Trânsito está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais como tema transversal. Ao final da pesquisa considera-se os avanços alcançados pelos alunos diante das ações propostas no decorrer do projeto. Notou-se a construção constante dos alunos acerca do tema trânsito, que não se restringe apenas em estar sobre a posse de algum veículo mas sim, dos sujeitos que fazem parte do transitar. Também são apontados a conscientização dos alunos para a importância do trânsito, assim como a relevância da educação atitudinal através da transversalidade. É imprescindível que, após as considerações expostas neste artigo, os educadores se conscientizem da importância da educação para o trânsito e da transversalidade para uma educação integral, faz-se necessário que os docentes se submetam à experimentação do novo e se possibilitem a desconstrução de seus saberes para que assim, possam compreender como os educandos constroem novos conceitos.


Palavras-chave


Trânsito. Educação. Transversalidade. Desconstrução.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.1808



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.