O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1784

Palavras-chave:

história da educação, transdisciplinaridade, ensino com pesquisa

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições da Educação Superior, Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional, A2, da PUCPR.

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Publicado

13/11/2016

Como Citar

VIEIRA, A. M. D. P. O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 18–33, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1784. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos