O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Resumo


O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.


Palavras-chave


história da educação, transdisciplinaridade, ensino com pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1784



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.