O ensino religioso e seus modelos epistemológicos

Autores

  • Bruno Rafael Machado Nascimento Governo do estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1779

Palavras-chave:

Epistemologia. Educação. Religiosidade. Escola

Resumo

 Este artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar os três modelos epistemológicos do ensino religioso (ER) escolar: catequético, teológico e das ciências da religião fundamentando, esse último, como o mais adequado. Para tanto, se utilizou principalmente das contribuições de Passos (2007), Soares (2010), Teixeira (2007) que permitiram analisar cada modelo com suas respectivas características. Como resultado verificou-se que tanto o modelo catequético quanto o teológico, de maneira diferenciada, estão ligados às confissões religiosas e o das ciências da religião. Garante autonomia epistemológica e pedagógica ao ER e, dessa forma, ele atende as necessidades educacionais enfatizando o pluralismo cultural e religioso. Isso implica na formação do professor do ER que deverá ser licenciado em ciências da religião.

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Biografia do Autor

Bruno Rafael Machado Nascimento, Governo do estado do Amapá

Licenciado e Bacharel em História (UNIFAP), especialista em Metodologia do ensino de História e Geografia (UNINTER); Especialista em Ensino Religioso (FATECH), Mestrando do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA-UNIFAP), bolsista CAPES, membro do CEPRES - UNIFAP (Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade), professor da rede pública do Amapá.

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Publicado

13/11/2016

Como Citar

NASCIMENTO, B. R. M. O ensino religioso e seus modelos epistemológicos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1–17, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1779. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1779. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos