O ensino religioso e seus modelos epistemológicos

Bruno Rafael Machado Nascimento

Resumo


 Este artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar os três modelos epistemológicos do ensino religioso (ER) escolar: catequético, teológico e das ciências da religião fundamentando, esse último, como o mais adequado. Para tanto, se utilizou principalmente das contribuições de Passos (2007), Soares (2010), Teixeira (2007) que permitiram analisar cada modelo com suas respectivas características. Como resultado verificou-se que tanto o modelo catequético quanto o teológico, de maneira diferenciada, estão ligados às confissões religiosas e o das ciências da religião. Garante autonomia epistemológica e pedagógica ao ER e, dessa forma, ele atende as necessidades educacionais enfatizando o pluralismo cultural e religioso. Isso implica na formação do professor do ER que deverá ser licenciado em ciências da religião.


Palavras-chave


Epistemologia. Educação. Religiosidade. Escola

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1779



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