Infância, experiência e educação em Walter Benjamin

Autores

  • Maria Angelica Cezario Instituto Federal do Pará - IFPA

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1745

Palavras-chave:

Infância, Educação, Benjamin, Brinquedos, Brincadeiras.

Resumo

O presente artigo tece reflexões em relação a infância, experiência e educação  na perspectiva de Walter Benjamin. Traz como problemática o que a falta de experiência pode ocasionar aos homens na atualidade, especialmente as crianças que desfrutam de suas infâncias. Essas indagações são pertinentes ao considerar que os brinquedos e as brincadeiras podem ser valorizados na infância como instrumentos favoráveis a elaboração da experiência e composição da linguagem. A metodologia adotada foi ensaio teórico realizado por meio da leitura e análise dos textos de Benjamin e de seus leitores. Ao apresentar as contribuições de Benjamin, conclui-se que a educação pode contribuir para a valorização da experiência na infância favorecendo momentos em que as crianças desfrutam de seus brinquedos e brincadeiras de forma criativa e espontânea. 

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Biografia do Autor

Maria Angelica Cezario, Instituto Federal do Pará - IFPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Foi professora da Secretaria de Educação de Goiânia (2011-2015), professora no curso de Pedagogia na Faculdade Nossa Senhora Aparecida (2014-2015) e formadora do Ministério da Educação e Cultura no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012-2015). Atualmente é docente concursada no Instituto Federal do Pará atuando nos cursos de licenciatura, cursos técnicos, projetos de pesquisa e extensão.

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Publicado

30/06/2016

Como Citar

CEZARIO, M. A. Infância, experiência e educação em Walter Benjamin. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 86–100, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1745. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1745. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos