Infância, experiência e educação em Walter Benjamin

Maria Angelica Cezario

Resumo


O presente artigo tece reflexões em relação a infância, experiência e educação  na perspectiva de Walter Benjamin. Traz como problemática o que a falta de experiência pode ocasionar aos homens na atualidade, especialmente as crianças que desfrutam de suas infâncias. Essas indagações são pertinentes ao considerar que os brinquedos e as brincadeiras podem ser valorizados na infância como instrumentos favoráveis a elaboração da experiência e composição da linguagem. A metodologia adotada foi ensaio teórico realizado por meio da leitura e análise dos textos de Benjamin e de seus leitores. Ao apresentar as contribuições de Benjamin, conclui-se que a educação pode contribuir para a valorização da experiência na infância favorecendo momentos em que as crianças desfrutam de seus brinquedos e brincadeiras de forma criativa e espontânea. 


Palavras-chave


Infância; Educação; Benjamin; Brinquedos; Brincadeiras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1745



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.