Escritas à deriva: memórias escolares nas redes sociais virtuais

Autores

  • Robson Fonseca Simões UNIR
  • Fábio Santos de Andrade
  • Jussara Santos Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1729

Palavras-chave:

Memórias Digitais. Redes Sociais do Orkut. História da Educação.

Resumo

O tempo das tecnologias digitais revolucionou os olhares, as atenções e as emoções dos sujeitos na história da escrita/leitura, ressignificando, portanto, as funções e as relações do usuário junto à tela do computador. Quando se navega na internet, também é possível se deparar com narrativas saudosistas, nostálgicas; o ex-aluno se apropria da palavra, da cultura e dos meios para relatar a sua vida. Nesse território virtual, o usuário almeja colocar em cena as suas histórias escolares. Mas quem são estes sujeitos? Quais os significados e intenções que os usuários atribuem aos seus textos? Navegando nas Comunidades do Orkut do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro foi possível refletir que o conjunto dessas escritas digitais permite ao pesquisador encontrar descrições variadas sobre a vida cotidiana escolar. Valho-me dos estudiosos Castillo Gòmes (2000), Vinhao (1997), Chartier (2002), Bauman (2011), e Lejeune (2009) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes de escrita. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Fonseca Simões, UNIR

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação, Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação e nas Licenciaturas Plenas; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEE/MEPE/UNIR). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (MEPE/UNIR). Foi Coordenador Adjunto do Programa de Formação Continuada intitulado Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: MEC/UNIR/SEDUC/RO (2015/2014).  Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Vem se debruçando nos estudos e pesquisas que transitam entre Educação, Cultura Digital, Ações Pedagógicas e as Novas Tecnologias. Tem apresentado trabalhos no COLE (Congresso de Leitura do Brasil) e no CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

SIMÕES, R. F.; ANDRADE, F. S. de; PIMENTA, J. S. Escritas à deriva: memórias escolares nas redes sociais virtuais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 113–128, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1729. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1729. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos