Representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola Tia Ciata
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1709Palavras-chave:
Menino de rua. Escola Tia Ciata. Representações sociais.Resumo
De 1984 a 1989, houve no Rio de Janeiro uma experiência pedagógica diferente para dar atendimento a crianças de rua. Este artigo apresenta o processo de criação da Escola Tia Ciata e de sua introdução na rede pública do ensino municipal. Apresenta as dificuldades da implantação e as ações de colaboradores que ajudaram na sua superação. Entrevistas feitas pelo Método da História Oral, trinta anos depois da experiência, foram analisadas com o Modelo da Estratégia Argumentativa, para investigar os indícios de representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola que motivaram as ações colaborativas dessas pessoas. Os elementos das representações encontrados foram confrontados com resultados de pesquisas do mesmo tema, tendo como sujeitos os professores e alunos da mesma Escola. Os professores evocam essa pedagogia como uma formação profissional importante. Os alunos a colocam como oportunidade de construir uma vida nova. Os colaboradores a significam como ação político-pedagógica de importância para a Educação do país.
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