Representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola Tia Ciata

Regina Garcia Garcia Madalen, Mônica Rabello Rabello de Castro

Resumo


De 1984 a 1989, houve no Rio de Janeiro uma experiência pedagógica diferente para dar atendimento a crianças de rua. Este artigo apresenta o processo de criação da Escola Tia Ciata e de sua introdução na rede pública do ensino municipal. Apresenta as dificuldades da implantação e as ações de colaboradores que ajudaram na sua superação. Entrevistas feitas pelo Método da História Oral, trinta anos depois da experiência, foram analisadas com o Modelo da Estratégia Argumentativa, para investigar os indícios de representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola que motivaram as ações colaborativas dessas pessoas. Os elementos das representações encontrados foram confrontados com resultados de pesquisas do mesmo tema, tendo como sujeitos os professores e alunos da mesma Escola. Os professores evocam essa pedagogia como uma formação profissional importante. Os alunos a colocam como oportunidade de construir uma vida nova. Os colaboradores a significam como ação político-pedagógica de importância para a Educação do país. 


Palavras-chave


Menino de rua. Escola Tia Ciata. Representações sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1709



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.