Sobre viver e ser – a motivação da mulher adulta para estudar

Autores

  • Isabel Domingues Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Senira Ferraz Fernandez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1651

Palavras-chave:

desenvolvimento social feminino.

Resumo

Este trabalho tem como foco a investigação dos fatores motivadores para que as mulheres continuem a estudar. Sob o ponto de vista de Maslow, foi traçado alguns caminhos que revelam o que estas mulheres valorizam e o que elas esperam com sua ascensão educacional. Pode-se perceber que há uma mulher em ascensão que se encontra eclodindo socialmente. Suas buscas e focos estão pautadas em conexões muito fortes, como por exemplo, os filhos, a família e o resgate de sua autoestima e dignidade. Fatores que mobilizam estas mulheres a construir sua identidade e ser reconhecida socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Domingues, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - CEETEPS (em andamento). Especialização em Administração de Marketing pela Universidade Paulista (1998) e bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (1994). Ganhou vários prêmios estudantis de criação publicitária, mas preferiu atuar nas áreas de Marketing e vendas, onde dedicou-se especialmente no desenvolvimento e ministração de treinamentos, organização de eventos e comunicação corporativa. Hoje é consultora em treinamentos corporativos, bem como docente de Gestão de Negócios no Programa Aprendizagem do SENAC

Senira Ferraz Fernandez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Graduada em Pedagogia pela USP e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Atua no Programa de Mestrado em Tecnologia do Centro Paula Souza desde 2008. Desenvolveu, por longo período, atividades de gestão educacional em órgãos públicos de ensino do Município de São Paulo e junto à Delegacia Regional do MEC, atuando no momento como Avaliadora Institucional do INEP/MEC. Foi professora de cursos de graduação e pós graduação na área de Educação da PUC-SP. Coordenou cursos de especialização na UNIFMU, UNINOVE. Coordenou o Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano. Coordenou o Programa de Mestrado em Educação e Saúde do Centro Universitário de Volta Redonda, RJ e vice-coordenou o Mestrado Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos. Suas áreas de pesquisa são os processos de ensino-aprendizagem de jovens e adultos, ensino a distância, psicopedagogia, orientação educacional, sistemas e práticas educacionais.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

DOMINGUES, I.; FERNANDEZ, S. F. Sobre viver e ser – a motivação da mulher adulta para estudar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 13–25, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1651. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1651. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos