Um olhar educativo: “Algumas notas sobre conscientização” de Paulo Freire

Autores

  • Paulo Roberto Palhano Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1637

Palavras-chave:

Educação, Conscientização, Campo educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objeto lançar um olhar sobre “Algumas notas sobre conscientização” de Paulo Freire, fazendo uma leitura objetivando compreendê-lo em suas nuanças. O escrito do autor foi incluso em sua obra clássica ‘Ação Cultural para a liberdade’ trazendo diversas categorias teóricas, a exemplo do ‘diálogo’, da 'conscientização’, que são delicadamente analisadas pelo autor em sua obra prima, inclusive procurando fazer esse exercício a partir de sua prática educadora. O educador nascido no nordeste do Brasil revolucionou a educação, tornando-se inicialmente conhecido pelo método de alfabetização de jovens e adultos, e de forma especial, pela sua prática educativa e vasta obra no campo educacional. Para tal, tomamos o texto na sua íntegra e fomos analisando passo a passo, oportunizando ao leitor uma agradável leitura crítica, escrito e apresentado pelo autor quando estava trabalhando em Genebra – Suíça[1].

 


[1]O texto ‘Algumas notas sobre conscientização’ é de autoria de Paulo Freire datado e apresentado em 1974 em Genebra na Suíça, porém publicado pela primeira vez por RISK, W: C.C., Genebra em 1975 e incorporado pelo autor em sua obra Ação Cultural para a liberdade publicada a primeira edição em 1976.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Palhano Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Doutor em Educação pela UFRN. Atualmente, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etinia e Economia Solidária - GEPeeeeS, sendo professor do Departamento de Educação - IV CCAE - Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

SILVA, P. R. P. Um olhar educativo: “Algumas notas sobre conscientização” de Paulo Freire. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 1–12, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1637. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1637. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos