O Uso Pedagógico do Tablet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Dauster Souza Pereira, José Lucas Pedreira Bueno

Resumo


O governo federal implantou no ano de 2012 o Programa de Modernização da Rede Federal para o uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) com a finalidade de promover acesso aos docentes a recursos informáticos. No ano de 2013, os tablets foram entregues aos professores do IFRO e o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso pedagógico desses tablets pelos docentes. Essa é uma pesquisa descritiva e analítica do tipo quantiqualitativa. O universo da pesquisa foram os docentes dos cursos técnicos dos 7 campi do IFRO. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS® 21. Dos 72 entrevistados, 18 relataram o uso do tablet de maneira pedagógica durante as aulas. Foi encontrada relação estatisticamente significativa entre o uso do tablet de modo pedagógico e o gênero masculino, disciplina que o professor leciona, destino dado ao tablet e a busca por programas/aplicativos. A falta de aptidão autoreferida pelos professores do IFRO indica a importância da formação dos professores durante a graduação e de modo contínuo na carreira  docente. 


Palavras-chave


Tecnologias aplicada à Educação. Tablet. Formação Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1628



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.