Ariel, o náufrago

Autores

  • Paulo César Prazeres Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1625

Palavras-chave:

Outridade. Anticolonialismo. Identidade.

Resumo

O presente trabalho quer discutir a identidade da América Latina, levando em consideração sua condição histórica de ex-colônia de Portugal. Entendemos que o processo de descolonização cultural esteja ligado a um projeto intelectual deste continente, que tem, como objetivo, apontar valores que representem nossa autonomia e singularidade enquanto povo e nação. Assim sendo, trilhamos um roteiro que indica pontos nevrálgicos de nossa resistência anticolonialista; a saber: o Barroco, a dialética de Caliban e a antropofagia do modernismo brasileiro. Para tanto, trabalhamos com a figura de Ariel, personagem shakespeariano, que é marcado em nosso continente como símbolo do intelectual latino-americano. Assim sendo, tomamos a questão indígena como ponto de partida de nossa discussão, entendendo que a realidade dos índios da América Latina reflete a presença, ainda, de uma mentalidade escravocrata, etnocêntrica e colonialista.

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Como Citar

MOURA, P. C. P. Ariel, o náufrago. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 71–91, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1625. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1625. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos