Ariel, o náufrago

Paulo César Prazeres Moura

Resumo


O presente trabalho quer discutir a identidade da América Latina, levando em consideração sua condição histórica de ex-colônia de Portugal. Entendemos que o processo de descolonização cultural esteja ligado a um projeto intelectual deste continente, que tem, como objetivo, apontar valores que representem nossa autonomia e singularidade enquanto povo e nação. Assim sendo, trilhamos um roteiro que indica pontos nevrálgicos de nossa resistência anticolonialista; a saber: o Barroco, a dialética de Caliban e a antropofagia do modernismo brasileiro. Para tanto, trabalhamos com a figura de Ariel, personagem shakespeariano, que é marcado em nosso continente como símbolo do intelectual latino-americano. Assim sendo, tomamos a questão indígena como ponto de partida de nossa discussão, entendendo que a realidade dos índios da América Latina reflete a presença, ainda, de uma mentalidade escravocrata, etnocêntrica e colonialista.


Palavras-chave


Outridade. Anticolonialismo. Identidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1625



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.