As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)

Jussara Santos Pimenta

Resumo


O interesse histórico-educativo pelos “diários de bordo” reside nas referências culturais e educativas neles presentes, dependendo dos motivos da viagem, do que desperta a atenção do viajante e das habilidades que ele desenvolve para então descrevê-la. Diante disso, elegemos a narrativa de viagem de Cecília Meireles a Portugal como uma das fontes para a elaboração desse texto. Colecionadas no álbum intitulado “Diário de Bordo”, as crônicas foram publicadas no jornal A Nação, do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 1934. Nele, a poeta e educadora registrava cronologicamente os fatos e acontecimentos cotidianos do navio seguindo o que é previsto para um diário de viagem: uma sucessão de textos mais ou menos extensos, escritos enquanto uma ação se desenvolve, com certa frequência e regularidade. Interrogando a narrativa, procuramos sinais que fossem suficientes para entender onde e em qual momento o diário deixa de ser apenas um relato dos fatos ocorridos durante a viagem e que serão transmitidos aos leitores do jornal A Nação para se tornar autobiográfico ou autorreferencial, tecendo os sentidos, as impressões e as expectativas da travessia num claro entrelaçamento da vida profissional com a esfera íntima da educadora.


Palavras-chave


Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1624



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.