As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)

Autores

  • Jussara Santos Pimenta Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1624

Palavras-chave:

Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.

Resumo

O interesse histórico-educativo pelos “diários de bordo” reside nas referências culturais e educativas neles presentes, dependendo dos motivos da viagem, do que desperta a atenção do viajante e das habilidades que ele desenvolve para então descrevê-la. Diante disso, elegemos a narrativa de viagem de Cecília Meireles a Portugal como uma das fontes para a elaboração desse texto. Colecionadas no álbum intitulado “Diário de Bordo”, as crônicas foram publicadas no jornal A Nação, do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 1934. Nele, a poeta e educadora registrava cronologicamente os fatos e acontecimentos cotidianos do navio seguindo o que é previsto para um diário de viagem: uma sucessão de textos mais ou menos extensos, escritos enquanto uma ação se desenvolve, com certa frequência e regularidade. Interrogando a narrativa, procuramos sinais que fossem suficientes para entender onde e em qual momento o diário deixa de ser apenas um relato dos fatos ocorridos durante a viagem e que serão transmitidos aos leitores do jornal A Nação para se tornar autobiográfico ou autorreferencial, tecendo os sentidos, as impressões e as expectativas da travessia num claro entrelaçamento da vida profissional com a esfera íntima da educadora.

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Como Citar

PIMENTA, J. S. As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 56–70, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1624. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos