Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica

Sirley Leite Freitas, Juracy Machado Pacífico

Resumo


O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.


Palavras-chave


Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1620



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.