Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica

Autores

  • Sirley Leite Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Juracy Machado Pacífico

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1620

Palavras-chave:

Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.

Resumo

O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.

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Como Citar

FREITAS, S. L.; PACÍFICO, J. M. Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–17, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1620. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos