Incluir excluindo ou excluir incluindo: escola destinada ao público gay e o processo (tentativa) de inclusão social

Autores

  • Renan Antônio da Silva Instituto Universitário de Lisboa ISCTE
  • Marilda da Silva UNESP ARARAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1599

Palavras-chave:

Homofobia, Educação, Políticas públicas, Desenvolvimento humano e social, Desenvolvimento como liberdade.

Resumo

Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanar questões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, através do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Este programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBT e promover cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os Ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem esta população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito destas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público LGBT, chamada E-JOVEM. Desse modo, este artigo objetiva conhecer a realidade vivida pelos alunos e professores nessa referida escola e as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia.A coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes e discentes da escola. Os resultados preliminares apontam que afirmar-se gay ou lésbica é dizer, a princípio, que não viverá segundo o natural e o convencional, que irá experimentar uma forma nova de casamento e família, que não a esperada por pais, tios, avós, etc. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Instituto Universitário de Lisboa ISCTE

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Rio Claro. Atualmente realiza estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Investigação Social (CIS/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade. É mestre em Desenvolvimento Regional (2014). É cientista social (2012). Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) , vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI - UNESP - São Paulo. Pesquisador do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação". Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Educação e Saúde (UNESP) . Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as relações étnico-raciais e Ações Afirmativas (UFU). Integrante do Grupo de Estudos de Desenvolvimento - GEDE - Uni - FACEF. Participante do grupo de pesquisa "Educação escolarizada a partir das idéias de Pierre Bourdieu" (UNESP). Homenageado com o Título de Cidadania Uberabense pela Câmara Municipal de Uberaba (2009) e com uma Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Orlândia (2014). Parecerista Ad Hoc de vinte e três (23) revistas científicas. Membro organizador do I Encontro Educação e Subjetividade: Múltiplos Olhares da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Revisor de agência de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA). Editor adjunto da Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).Vice - editor da Revista Hominum. Membro da equipe editorial da Revista Estudos Institucionais.Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação, homossexualidade, homofobia, gênero e inclusão.

Marilda da Silva, UNESP ARARAQUARA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves (1981), graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (1986), mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), pós-doutorado em Estudos Comparados em Educação pela Universidade de Lisboa (Prof. António Nóvoa - 2001-2002) e pós-doutorado em História da Educação Espanhola Faculdade de Educação - Universidade de Salamanca (2010 com o catedrático José María Hernandez Diaz). Realizou estágio acadêmico na Universidad de Guadalajara - México, 12 dias, em fevereiro de 2013 para tratar de questões sobre violência da escola. É livre-docente (a partir de setembro de 2006) e MS 5.III desde julho de 2013 ) na e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara-SP, onde trabalha desde 1989, junto ao Departamento de Didática. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biocências de Rio Claro/UNESP, do corpo permanente. Orienta iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, didática e formação de professores, ensino e aprendizagem em sala de aula, sala de aula e violência da escola, autobiografia e trabalho docente. Tem várias experiências administrativas: presidente de comissão de pesquisa, chefia de departamento, coordenadora de Conselho de Curso de Pedagogia e Pedagogia PARFOR, membro titular e suplente do Conselho de Pós-Graduação do Programa Educação Escolar - FCLAR/UNESP

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

SILVA, R. A. da; SILVA, M. da. Incluir excluindo ou excluir incluindo: escola destinada ao público gay e o processo (tentativa) de inclusão social. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 26–43, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1599. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1599. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos