Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar

Autores

  • Cesar Feitosa Santos unir

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1590

Palavras-chave:

Pensamento. Educação. Foucault.

Resumo

O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Feitosa Santos, unir

Filosofia

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

SANTOS, C. F. Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 101–112, 2016. DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1590. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos