Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1590Palavras-chave:
Pensamento. Educação. Foucault.Resumo
O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).