Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar

Cesar Feitosa Santos

Resumo


O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais.    


Palavras-chave


Pensamento. Educação. Foucault.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2016.1590



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.