O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas

Autores

  • Adriana Oliveira dos Santos Siqueira
  • Maria Sousa Aguiar
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1498

Palavras-chave:

Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SIQUEIRA, A. O. dos S.; AGUIAR, M. S.; COLARES, M. L. I. S. O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 144–158, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1498. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos