O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Maria Sousa Aguiar, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação.

 


Palavras-chave


Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1498



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.